Cinco vezes favorita

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010


A pentatleta Yane Marques possui, indiscutivelmente, os melhores resultados na temporada entre os concorrentes do prêmio Atitude Campeã, que será entregue na próxima semana. Hoje, o Superesportes apresenta as razões que fazem dela candidatíssima a ficar com o título mais uma vez e como a temporada de 2011 será decisiva na caminhada rumo aos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

A favorita

´Não tenho do que me queixar. Este ano foi muito bom`. E pode ficar ainda melhor. A pentatleta Yane Marques, de 26 anos - autora da declaração -

pode fechar o ano conquistando mais um Prêmio Atitude Campeã, oferecido pela secretaria de esportes do estado ao melhor atleta do ano. Na temporada deste ano, a saga vitoriosa desta sertaneja de Afogados da Ingazeira teve início logo no primeiro semestre. Participou de duas etapas da Copa do Mundo, uma no Cairo e outra na Alemanha. Garantiu a 7ª e a 6ª posições, respectivamente, nas provas.

Sem tempo para descanso prolongado, a pernambucana seguiu para Praga, onde competiu no Mundial Militar. E surpreendeu a todos. Trouxe para casa nada menos que o vice-campeonato. Já em meados de agosto foi a vez de defender as cores brasileiras no Campeonato Mundial civil, na China. Mais uma vez, lá estava ela entre as dez melhores do mundo. Obteve a inédita sexta posição. ´Neste mundial, assim como na Olimpíada da China, tive que superar um desafio extra na equitação. Uma atleta bielorussa detonou o cavalo que eu iria usar. O bicho ficou detonado. Então, competi com o reserva. Foi um sexto lugar suado`, contou Yane.

Do Mundial, a atleta praticamente emendou com a seletiva do Pan-americano de pentatlo e o campeonato da modalidade. Sem chances para as adversárias. Foi ouro na seletiva e no Pan. As duas competições ocorreram no Rio de Janeiro.

Terminada a maratona, Yane voltou para casa e também para a faculdade. E para minimizar a ausência em sala de aula, a pentatleta procura ser uma aluna exemplar. ´Passei tanto tempo fora que quando voltei o primeiro semestre havia terminado. Todo mundo já estava de férias. Ainda bem que conto com a apoio e compreensão de Marta Lamenham, coordenadora do meu curso, e dos professoras. Sem problemas consegui fazer as provas`, explicou Marques, que costuma estudar até as 2h da madrugada. ´Minha mãe é que não gosta. Diz que preciso dormir. Falo para ela que tenho compromisso com a faculdade também`, acrescentou.Em meio aos compromissos com o curso de educação física, Yane Marques mantém rotina de treinamento. Segundo ela, não dá para desacelerar de uma hora para a outra. Por isso, todos os dias faz sessões de musculação e escolhe uma de suas cinco provas para treinar. ´Não posso simplesmente parar. No ano que vem a temporada vai ser puxada`, frisou a atual campeã pan-americana.

Esgrima

´Na esgrima quanto mais você treina, mais você melhora, principalmente na questão técnica. Minha evolução nesta prova tem um marco. Foi durante a preparção para os Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, em 2007, com o técnico francês Sebastien dos Santos. Ele utiliza um método com o qual me adaptei muito bem. Ele ensina você a pensar sobre a esgrima. Teve um dia, no Rio, que todo mundo da equipe se preparava para mais um dia treino. Levamos roupas, equipamentos e quando chegamos no local nos deparamos com um quadro negro. Para Sebastien, a teoria é muito importante. Hoje minha ação mais forte no jogo é a contra-ofensiva`.

Natação

´É meu esporte de origem. Já nadava há seis anos quando entrei para o pentatlo moderno. Faço um trabalho mais de manutenção. Não busco muito baixar o meu tempo de 2min14s para 2min10, na prova dos 200m livre. Treino esta prova três vezes por semana e consigo ficar bem quando estou em disputa. É difícil você se manter no topo tendo que se dedicar a cinco provas. Estou satisfeita com o que venho fazendo na água. No pentatlo estou entre as oito melhores do mundo, na natação. Não é tão ruim assim`.

Corrida

´Já foi meu calo. Ainda tenho que ter mais atenção com a corrida. Acontecia sempre de eu largar numa posição razoavelmente boa e ter dificuldade de manter. Mas sinto evolulção. Em Berlim, larguei na 10ª posição e terminei a prova em 7º. Foi um avanço e tanto. Hoje na corrida não me falta nada. O que posso fazer, estou fazendo. Quando estive recentemte no Rio, competindo no Pan-americano de pentatlo, teve um pessoal do Comitê Olímpico Brasileiro que fez uma análise biomecânica. Fizeram filmagem para futuros estudos sobre meu comportamento na prova`.

Equitação

´Tenho um carinho especial por esta prova. Mas ao mesmo tempo tenho uma relação estranha. Não acho desigual o modo de disputa porque todas as concorrentes têm as mesmas dificuldades, só acho complicado você usar o animal que sua oponente usou alguns minutos atrás. Vou explicar o motivo. Se alguém machuca o animal, você é obrigada a competir com o reserva. E reserva já diz tudo. Mesmo assim, todo os cuidados que a prova exige. Minha bota é sob medida. O moço que fabrica vem, mede a altura da perna, circunferência, panturrilha e tamanho do pé. Costumo comprar uns culotes bem diferentes para usar nas competições. Aproveito os preços quando estou fora do Brasil. Lá fora sempre é mais em conta`.

Tiro

´Tenho sempre uma boa relação com este esporte. Nas duas últimas competições não tive o resultado que desejava, mas nada que pudesse me prejudicar. Mas tenho que ter atenção porque para atirar bem você tem que ter noção do vento, iluminação do alvo e, sobretudo, com a cabeça. Essa tem que estar realmente focada.

Calendário

4 etapas da Copa do Mundo de pentatlo moderno

Campeonato Mundial civil

Jogos Mundiais Militar

Jogos Pan-americanos de Guadalajara

Campeonato Sul-americano

Campeonato Brasileiro

perfil

Nome: Yane Marques

Idade: 26 anos

Natural: Afogados da Ingazeira, PE

Colocação no ranking brasileiro: 1ª

Colocação no ranking mundial: 7ª

Principais conquistas:

Campeã dos Jogos Pan-americano de 2007

vice-campeã na grande final das etapas da Copa do Mundo

vice-campeã militar mundial

18ª colocada nos Jogos Olímpicos de Pequim

Campeã do Pan-americano de pentatlo 2010

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Copyright © Jornal o Movimento
/ Template Modificado por WMF-Mídia Design uma boa ideia!// (87)9918-2640 |