Professor ensina fazer inseticida biológico com capim cheiroso

terça-feira, 30 de novembro de 2010


É a citronela, um capim originário da Ilha de Java, na Indonésia que é rica em citronelal e geraniol. As duas substâncias provocam um cheiro cítrico muito parecido com o eucalipto. Ela vem sendo usada, no nordeste como repelente de mosquitos. A fórmula para produzir a tintura e a loção da citronela foi desenvolvida pelo professor Larry Barbosa, um especialista em botânica e hoje aposentado pela Universidade Federal do Ceará.


O professor Larry desenvolveu duas fórmulas. Uma para uma tintura de uso doméstico para limpeza da casa e móveis e outra, uma loção para uso humano. Pode ser aplicado na pele. Uma recomendação do professor é de que tanto a loção como a tintura de citronela, depois de prontas, têm validade de 2 anos. Outro alerta é para o caso da loção, que não deve ser aplicada em crianças com menos de 12 anos de idade. E os adultos não devem tomar sol depois de aplicar no corpo.

A receita da tintura de citronela do professor Larry é feita com 200 gramas de citronela seca e triturada. Um litro de álcool comum a 70%. Para preparar o produto devemos seguir as seguintes orientações: Primeiro colocamos a citronela já seca no vidro de boca larga. Dentro do vidro, nós vamos colocar um litro de álcool comercial a 70%. O álcool vai retirar da citronela seca, os óleos essenciais dela, que são os agentes repelentes contra os insetos, os mosquitos de forma geral. O vidro sendo transparente devemos usar uma cobertura ou enrolar com papel alumínio para não entrar luz, ou na ausência do papel alumínio, pode usar qualquer papel, de preferência de cor escura.

A citronela, o capim, em infusão no álcool, passa por um processo chamado maceração e essa maceração vai acontecer durante um período que vai de no mínimo 8 dias e no máximo 20. Isso estará na dependência da temperatura ambiental, quanto mais quente menor o tempo. Passado esse tempo, nós vamos então coar o líquido do vidro, usando uma peneira ou pano fino e limpo. A coloração do líquido vai depender de vários fatores. Quanto mais tempo demorar a retirada da maceração, mais escuro ele vai ficando. Este produto pode ser usado diluído em partes iguais com água e passado no chão da casa, nos banheiros, soleiras, nos locais onde você acha que os mosquitos estejam atuando. Pode ser usado puro também.

Um alerta importante, é de que essa tintura de citronela não deve ser usada no corpo como repelente. Somente nos animais e nos ambientes para espantar os mosquitos. Para uso humano, o professor Larry desenvolveu uma fórmula de loção, que pode ser feita com os seguintes ingrediente: 350ml de água filtrada; 350ml de álcool de cereais, que pode ser encontrado em drogaria ou farmácia de manipulação; 150ml de essência de citronela, comprada em lojas especializadas em aromas; 150ml de glicerina líquida, também encontrada em lojas especializadas em aromas. Os produtos são misturados e depois filtrado num filtro de café. Em seguida se coloca num recipiente de plástico ou vidro. Aí é só passar nas partes descobertas do corpo. Sempre obedecendo as orientações de que crianças com menos de 12 anos, não devem usar, e o adulto que passar a loção não pode tomar sol.

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Copyright © Jornal o Movimento
/ Template Modificado por WMF-Mídia Design uma boa ideia!// (87)9918-2640 |